São Miguel dos Milagres (Alagoas): um paraíso “escondido” no Brasil

Miguel dos Milagres, que fica no litoral do Alagoas, é um destino paradisíaco e ideal para quem quer curtir uma boa praia, boas pousadas e tirar uns dias para relaxar e aproveitar uma boa gastronomia. O município, privilegiado pela localização, é parte de um dos trechos mais preservados do concorrido litoral alagoano, marcado por uma grande faixa de mar delineada pela areia fina e um extenso coqueiral, que divide espaço com vilas rústicas e uma pequena população de seis mil habitantes.

Durante o verão, a cidade é invadida por turistas do mundo inteiro que disputam espaço nos charmosos hotéis e pousadas da região. As paisagens de São Miguel dos Milagres vão além das praias; mangues, lagoas e trilhas ecológicas destacam-se no cenário. Porém, a maior atração do município são as piscinas naturais que, formadas na maré baixa, revelam um verdadeiro muro de arrecifes e uma enorme diversidade de peixes e corais que podem ser vistos em um passeio de jangada. Durante a visita, o turista pode também se aventurar na prática do mergulho livre e autônomo. Além disso tudo ainda há os passeios de jangada, que não se restringem apenas ao mar. O Rio Tatuamunha é atração conhecida, navegando em suas águas se pode observar os manguezais e enormes peixes-boi. “

A Praia Patacho

Praticamente deserta, a praia mais bonita da Costa dos Corais tem um coqueiral de encher os olhos e mar esverdeado pra lá de cristalino. É preciso alguns instantes para acreditar, por inteiro,que a paisagem é real.

Mar claro, mil coqueiros e absoluto sossego já seriam atrativos suficientes. Mas Patacho tem muito mais. Se a maré atinge seu nível mais baixo, haja fôlego. Os recifes ficam ainda mais à mostra, assim como longos e largos trechos de areia. Resultado: caminha-se quilômetros “mar” adentro e mal dá pra acreditar que dali a poucos instantes aquele exato lugar será novamente ocupado pela água. A maré seca também dá outro presente: pequenas lagoas rasas e mornas, tão convidativas que é impossível ignorar o ímpeto infantil de esticar o corpo em alguma delas e sentir-se, finalmente, em modo off. Uma piscina natural se forma próxima à praia na maré baixa. O percurso de barco leva 15 minutos – e o deleite nas águas mornas pode durar horas.

Serviços e Tempo de visita 

Como não há barracas, bares ou restaurantes, fica difícil passar o dia todo aqui. Traga um guarda-sol e um lanchinho. A Praia do Patacho pertence ao município de Porto dePedras, e fica a 10 km de São Miguel dos Milagres. Não há indicação na pista, mas uma boa dica para quem vem do centro de São Miguel é virar à direita logo após passar por uma praça com uma estátua do Padre Cícero. É preciso pegar uma estradinha que avança pelo meio de um coqueiral até chegar à orla deserta. Com chuva, o acesso fica intransitável.

2 comments
  1. Olá, Regina.

    Realmente, São Miguel dos Milagres é um desino maravilhoso escondido no estado de Alagoas! Por favor, entre em contato conosco através do telefone (31) 3244 5000 ou pelo email acta@actaturismo.com.br que teremos grande prazer em tirar todas as suas dúvidas!

    Acta Turismo: O mundo espera por você!

  2. Vi a matéria no programa Encontro com Fátima Bernardes, achei lindo.Queria saber mais algumas coisas sobre o lugar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *