Saiba como a geografia do Peru fez a sua culinária ser um sucesso!

Eleito em 2012 como o Melhor destino Gastronômico do Mundo, e em julho deste ano como Melhor Destino Gastronômico da América da Latina, o Peru vem sendo cada vez mais reconhecido por sua criativa, fina e variada culinária, fruto da combinação de costumes nativos indígenas com as tradições dos vários imigrantes que fixaram residência no país.

Para um dos mais renomados chefs da gastronomia peruana, Virgilio Martinez, o sucesso da cozinha peruana se deve ao respeito a biodiversidade e a um modo de cozinhar que leva em consideração o contexto do país, sua cultura e sua gente, mostrando a diversidade da geografia peruana, com a variedade de produtos originados do mãe, da costa, dos Andes, e da Amazônia.

Segundo Virgilio, os costumes dos nativos indígenas influenciaram também a rica culinária peruana. Os restaurantes peruanos, a exemplo das cevicherias, oferecem uma grande oferta de experiências gastronômicas, alem da mistura de diferentes cozinhas como Chifa (cozinha peruana de origem chinesa), Nikkei (fusão da culinária peruana e japonesa) e a herança inca.

Os espanhóis desembarcaram trazendo as cebolas e os limões, que num encontro com o peixe cru e os ajís, que os índios combinavam, deram origem ao ceviche, o prato mais emblemático da mesa peruana. Os anticuchos, outro clássico local, surgiram com a chegada dos africanos, os patrões comiam a carne bovina e desprezavam o coração e as vísceras, que eram espetadas e assadas para alimentar os escravos. Os chineses trouxeram a wok, onde se preparam dois outros ícones locais, o lomo saltado e os arrozes.

As pimentas de todos os níveis de ardência e cores, batatas doce, arroz, milhos e os pescados são os ingredientes mais fundamentais e presentes em quase todos os pratos.

Confira agora alguns dos pratos mais típicos do Peru:

1. Ceviche

receita de ceviche peruano

Ceviche é um dos pratos mais conhecidos do Peru e é também considerado parte da sua cultura e por isto é patrimônio cultural da nação. Há uma variedade muito grande das receitas de ceviche em cada região e local. Mas basicamente é um prato de pescados marinados em limão peruano, cebola, sal, alho e pimenta. A preparação é única e muita gente o considera afrodisíaco.

2. Frango Grelhado

É o prato mais consumido no Peru. A carne marinada é cozido no calor das brasas em um forno especial para frango girando em seu eixo. É barato e você pode encontrar em qualquer lugar do Peru. Você pode ver o seu desenvolvimento no Museu de Gastronomia do Peru .

3. Olluquito con charqui

comida tipica peruana

Este prato é um dos mais representativos, uma vez que tem dois ingredientes que são exclusivamente peruano: olmo, um tipo de batata que cresce nos Andes e charque, carne seca de Lhama ou alpaca, que são eles próprios produtos de Peru. É um prato típico do altiplano peruano .

4. Picante de Cuy

Este prato é consumido desde a era pré Inca e foi uma das refeições mais importantes. Além disso, a cobaia é um animal que contém uma grande quantidade de proteína omega 3 e não tem nenhuma gordura. A preparação varia de acordo com a região .

5. Causa rellena de pollo o atún

Captura de Tela 2013-05-09 às 15.55.17É um prato popular de batata amarela, pimentão verde e milho peruano. A preparação tem várias variantes.Atualmente é acrescentado maionese.

6. Lomo Salteado

Um prato único que vem da mistura de comida peruana e chinesa. A técnica de cozinhar na panela e na preparação única torna-se um dos pratos crioulos mais solicitados. É típico do Peru. Pode ser encontrada em vários restaurantes e picanterías da região do Peru.

7. Ají de Galinha

culinaria do peru

Surge de ingredientes do Espanhol e Quechua. O frango é desfiado e misturado com um caldo preparado com base simples, leite pimenta verde e pão e servido com batatas amarelas, azeitonas e ovos. Tem um sabor picante. É fácil de preparar.

8. Pimentão recheado

Foi criado em Arequipa. É um prato típico encontrado em qualquer restaurante Arequipa . É preparada com base em pimentão,  similar à pimenta e colocado o recheio de carne picada e outros ingredientes são adicionados. Tem um sabor entre picante e doce.

9.  Papa a la huancaína

prato tipico do peru

Um prato clássico de dias festivos peruanos. Sem dúvida, um dos pratos mais ricos e fáceis de preparar. Proprio da cidade de Huancayo, em Junín , daí o seu nome. Trata-se de batata amarela, pimenta, leite e pão. O prato original é preparado com Fuller, mas agora foi substituído pelo misturador.

10. Anticuchos

gastronomia do peru

É a carne (o original é coração de boi), especialmente com molho de pimenta, espetado em uma vara de cana-de-açúcar.Parte do churrasco em família acompanhado por milho, batata, pimentão . Comido geralmente em feriados. No entanto, você pode encontrá-los em um carrinho de mão, em Lima , no distrito de Barranco pelo Parque dos Suspiros e em alguns restaurantes.


 

Deu água na boca? Então conheça mais sobre a cultura e a culinária do Peru com a Acta Turismo: Faça aqui (http://migre.me/nAgwl) sua reserva de passagens aéras, hotéis e muito mais diretamente em nosso site ou conte com o atendimento personalizado na nossa equipe: (31) 3244 5000 ou acta@actaturismo.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *