Primeira viagem de avião? Então se liga nessas dicas!

viagem-aviãoAinda existem muitas pessoas que não viajaram de avião e, como existe primeira vez pra tudo, os preparativos são muitos. Mas, não se apavore! Estamos aqui pra te ajudar!

Em 2011, pelo menos 7 milhões de brasileiros viajaram pela primeira vez de avião, o número foi tão grande que eles viraram até notícia. A primeira viagem de avião a gente nunca esquece. A sensação de estar no aeroporto esperando o embarque, da velocidade que o avião atinge para levantar voo, da pressão no ouvido quando o avião está subindo, das tremidas das turbulências durante a viagem, da freada do avião na chegada e de pisar no seu local de destino são emocionantes.

Mas para que a emoção de fazer sua primeira viagem de avião seja completa, fique atento às dicas abaixo para evitar possíveis problemas e contratempos:

Antes de sair de casa:

– O voucher (passagem aérea) será impresso pela própria agência, mantenha-o em mãos para fazer o check-in;

– Confira os documentos. O RG original é obrigatório em qualquer idade;

– Crianças desacompanhadas dos pais precisam de autorização especial;

– Organize as malas. Etiquetas com identificação por dentro e por fora são essenciais. Um check-list pode ajudar a não esquecer nada.

– Bagagem de mão é aquela que ficará aos seus cuidados. Deixe nela um agasalho, uma troca de roupa, aparelhos eletrônicos, artigos de higiene, remédios e outros de primeira necessidade. Nada de objetos pontiagudos (tesoura, canivete ou mesmo uma inocente pinça pode ficar retida ao passar pelo detector de metais).

– Bagagem despachada é aquela que ficará na responsabilidade da companhia aérea. Você entregará no guichê ao chegar ao aeroporto e a verá novamente só ao desembarcar em seu destino final. Existe peso limite para ela (geralmente 23kg) e não é aconselhável deixar na bagagem despachada eletrônicos, objetos frágeis e/ou de valor.

Chegando ao aeroporto:

– Considere seriamente a orientação de chegar ao aeroporto com pelo menos 1h de antecedência em voos nacionais e 2h em voos internacionais. Lembre-se também do trajeto que fará até ao aeroporto e calcule o tempo necessário para driblar imprevistos que podem acontecer (pneu furado, trânsito lento, etc).

– Ao chegar ao aeroporto dirija-se ao guichê da companhia aérea para fazer o check-in (apresentar documentos) e despachar as bagagens. Você receberá um cartão com o horário em que deverá se dirigir à sala de embarque e o portão em que embarcará que frequentemente muda, por isso atenção aos monitores espalhados pelo aeroporto.

– Com a bagagem despachada, apenas a bagagem de mão ficará sob sua responsabilidade até a hora de embarcar. Não descuide de seus pertences no aeroporto.

– Antes do horário impresso no cartão (de 20 a 30 min antes do voo), dirija-se à sala de embarque onde passará pelo detector de metais e não se assuste se precisar tirar até os sapatos.

– Na sala de embarque haverá mais um tempo de espera até entrar na aeronave. Tudo é feito com antecedência, pois, se não houver atrasos, no horário do voo o avião estará decolando.

– Acomode sua bagagem de mão nos devidos compartimentos, siga as instruções dos comissários de bordo e relaxe.

– Após desembarcar siga para as esteira onde pegará sua mala. Infelizmente é comum o extravio de bagagens nos aeroportos, alguns cuidados podem ser tomados na tentativa de evitar e contornar esse transtorno.

– Mantenha em mãos o ticket de bagagens que estará colado no cartão de embarque, ele poderá ser solicitado;

– Seja a trabalho, passeio ou outros compromissos tenho certeza que essa será a primeira de muitas.

 

E não se esqueça:  conte com a Acta Turismo para reservar suas próximas passagens, hotéis e seguros de viagens! Clique aqui e reserve diretamente em nosso site ou fale conosco através do (31) 3244 5000

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *