Portugal, uma jornada à terra-mãe

Situado no extremo da Península Ibérica, Portugal é um destino muito procurado por brasileiros interessados tanto para o turismo, quanto para o trabalho. Seu povo é extremamente ligado ao mar, que faz parte de seu passado e de sua origem.

Entre os principais pontos turísticos do país estão a capital Lisboa e o Porto, além das praias do Algarve, as montanhas ao norte do rio Tejo e os vinhedos que produzem o excelente vinho do Porto.

Santuário de Fátima, um dos mais importantes santuários marianos do Mundo

Lisboa, a capital lusitana, reúne traços das culturas antigas e de terras descobertas durante as grandes navegações. Depois da decadência provocada por terremotos e guerras, a cidade volta ao cenário mundial como destino turístico cosmopolita e sofisticado.  Mesmo em sua parte moderna, ainda conserva uma arquitetura medieval, com velhas casas e antigos palácios e igrejas. Caminhar por suas ruas estreitas e coloridas e receber a simpatia do povo português é um excelente passeio.

Os azulejos da cidade são um show à parte. É possível encontrar prédios com fachadas inteiras revestidas de azulejos decorativos. Nas ruas de Alfama, por exemplo, santos desenhados em pequenos painéis nas casas protegem os moradores. O metrô, por sua vez, apresenta uma galeria surpreendente, com obras primas assinadas por artistas de renome internacional.

A Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerónimos são monumentos que não podem faltar em sua visita. Na Doca de Santos, encontre esplanadas e excelentes restaurantes. Na Praça do Comércio, encontre a antiga residência dos reis de Portugal e, ao lado, a Ribeira das Naus, com os armazéns portuários e a praia onde eram construídos os navios. Ao sul de Lisboa, destacam-se os castelos de Palmela, Sesimbra e Setúbal.

Passeando por Sintra, uma região misteriosa e mágica aaproximadamente 20 KM de Lisboa, o turista pode encontrar as muralhas do castelo dos Mouros e a austeridade do Convento dos Capuchos. A vila foi escolhida por diversos reis portugueses para construção de seus palácios e suas ruas mais parecem labirintos, cheias de escadas e arcadas medievais.

A região portuguesa de Tomar, ou Região dos Templários, também apresentam pontos turísticos que merecem destaque. Diversas igrejas, templos e vilas, que marcaram a história medieval do país e a culinária típica, com pratos como a caldeirada de peixe, fazem da região uma visita bem interessante.

Porto é a segunda cidade mais importante do país e conhecida por sua intensa vida empresarial e cultural. A cidade, que deve sua fama ao vinho que leva o seu nome, tem um centro histórico tombado como patrimônio da humanidade. Como pontos turísticos, destacam-se a Torre dos Clérigos e a Fundação de Serralves, um museu de arte contemporânea.

O relevo de Portugal também incentiva bons passeios, como uma caminhada pela Serra da Arrábida. Como o país reúne montanhas e litoral com grande proximidade entre si, é possível deslumbrar a belíssima vegetação de montanha de um lado e uma linda praia do outro.

Para efetuar uma viagem para este ou qualquer destino, consulte sempre seu agente de viagens de confiança, pois ele poderá lhe dar dicas imperdíveis.

Jose Carlos Vieira é diretor da Acta Turismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *