Europa! Avião, trem ou carro?

dreamstime_13727221

Escolher entre avião, trem, e carro nem sempre é tão complicado quanto parece, ou tão complicado quanto decidir o roteiro a ser seguido. Na verdade as duas coisas andam, rodam ou voam, sempre juntas. A sequencia de ligares que você quer visitar acaba determinando os meios de transportes mais adequados.

Se o seu roteiro é abrangente, ou seja, está pensando em ouvir vários idiomas diferentes, programe-se para fazer vários trechos de avião. Um exemplo disso é a Itália, que fica bem mais longe do que se imagina.

Já as viagens de trem, são mais curtas e práticas até certo ponto. Se você quer viajar como europeu, esse é meio, com ele você chega e sai pelo centro das cidades, não perde tempo com controles de segurança e tem a garantia da pontualidade. Em viagens curtas de 4 horas, por exemplo, o trem sé realmente vale a pena se você não encontrar uma tarifa mais barata de avião, o que é fácil de achar. Viagens longas são viagens maçantes sem dúvida, e o trem noturno é uma maneira quase infalível de chegar bastante cansado à sua próxima escala.

viagem-de-trem

A popularização do GPS, que te dá todas as instruções de transito em português de Portugal, dá aquele empurrãozinho para uma preferência maior pelo carro. Só que o carro dificilmente vai se adaptar à viagem padrão do brasileiro pela Europa. Carros em cidades grandes são um estorvo, pois o GPS não encontra vagas para estacionar nem prevê os engarrafamentos. Deixe para alugar carro quando você for conhecer regiões do interior ou da costa pontilhada de vilarejos e de desculpas para sair da estrada principal.

alugar-carro-portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *