EMIRADOS ÁRABES: os aromas, as cores e os sons das Mil e Uma Noites!

Os Emirados Árabes são um país que se formou pela junção de 7 emirados (estados). São eles: Dubai, Abu Dhabi, Sharjah, Ajman, Fujeirah, Umm al-Quwain e Ras al-Khaimah. Os mais conhecidos são o emirado de Abu Dhabi, que além de ser a capital federal possui as maiores reservas de petróleo, e Dubai, que investiu no turismo e tornou-se o alavancador das transformações sócio-econômicas que mudaram a face do país na última década.

A modernidade vem à tona com muito luxo, exuberância e arquitetura futurista. Brilhantes arranha-céus, o prédio mais alto do mundo, o maior shopping do mundo, 2ª maior pista de ski indoor do planeta,  grifes internacionais e muito mais, tudo isso ao lado de muita tradição, história, cultura e conservadorismo, faz de Dubai e Abu Dhabi dois dos mais concorridos destinos turísticos do Oriente Médio.

A convivência respeitosa entre as culturas do oriente e do ocidente é uma das características mais marcantes do país. Mesquitas, bazares, ouro, tecidos, especiarias, homens vestidos de roupas típicas, mulheres cobertas até os olhos, aliados aos indianos, paquistaneses, afegãos, filipinos, europeus, australianos, africanos, brasileiros e muitas outras nacionalidades compõem a paisagem pluricultural dos Emirados Árabes.

DUBAI

A rápida expansão econômica que assolou Dubai na última década resultou em grandes mudanças nos traços geográficos. A cidade ganhou, além dos seus centros tradicionais e históricos, novas regiões urbanas que surgiram como miragem do meio do deserto, transformando de vez a história e a realidade não só de Dubai como também do país todo. Não faltam sugestões de roteiros para fazer da viagem a Dubai uma experiência única.

O Mercado do Ouro, local de visita obrigatória para a compra de joias, diamantes e pedras preciosas a preços bem barganhados; o Burj El Arab, um dos marcos de Dubai, o espetacular hotel em forma de vela que ganhou uma classificação informal de ser o  único “sete estrelas” do mundo; os shoppings Dubai Mall (um dos maiores destinos de entretenimento e compras do mundo, com mais de 1.200 lojas e 150 restaurantes) e o Mall of the Emirates (possui uma pista de ski artificial,  Ski Dubai, construída dentro de uma tubulação gigantesca que fabrica neve ininterruptamente). Outra atração é o megaprojeto da Ilha da Palmeira ou como chamam oficialmente “ Palm Jumeirah”, um arquipélago totalmente artificial em forma de palmeira, tendo várias construções de áreas residenciais privilegiadas, formadas por  apartamentos e casas com praias e marinas privadas, além de hotéis e resorts de luxo.

ABU DHABI

O governo de Abu Dhabi não mede esforços em fomentar o desenvolvimento turístico e cultural da cidade. Na tentativa de se espelhar em Dubai,  Abu Dhabi iniciou uma corrida pela realização de projetos mirabolantes se tornando cada vez mais cosmopolita e futurista. Alguns deles já estão prontos virando atrações turísticas indispensáveis, como a Sheikh Zayed Grand Mosque, que é considerada a oitava maior mesquita do mundo, com capacidade de acomodar 40.000 fiéis. Suas reluzentes 80 cúpulas brancas e seus 4 minaretes podem ser vislumbrados já na entrada de Abu Dhabi. Seus amplos pátios e mais de mil colunas são de mármore branco e seu interior é coberto pelo maior tapete do mundo, medindo 5,627 m2  e pesando 47 toneladas.

Outra atração que tem atraído turistas a Abu Dhabi é o Ferrari World, maior parque temático coberto do mundo e o primeiro que tem a Ferrari como tema. O parque tem 86 mil metros quadrados, comporta até 10 mil pessoas e fica ao lado do circuito de Yas Marina, que recebe o GP da cidade.

Entre as 20 atrações do Ferrari World está a Formula Rossa, que simula a sensação de se estar em um carro de Fórmula 1 a 240 km/h. Trata-se da montanha russa mais rápida do mundo, segundo a Ferrari. No brinquedo, os visitantes precisam usar óculos de proteção, assim como os pilotos.  Já o G-Force é uma torre que lança os passageiros a uma altura de 62 metros para, logo em seguida, provocar uma queda a 42 km/h. Para os amantes de carros, o V12 oferece uma viagem ao centro do motor de uma Ferrari 599 12 cilindros.

 

Para ir aos Emirados Árabes hoje contamos com a facilidade do vôo direto São Paulo/Dubai, que em 14 horas liga você a este Oásis de maravilhas !!!

Para efetuar uma viagem para este destino consulte sempre seu agente de viagens de confiança ou clique aqui e solicite uma cotação conosco..

Por Jose Carlos Vieira, diretor da Acta Turismo, em sua visita a Dubai.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *