Dicas do Cônsul

emb

Abaixo algumas dicas sobre o processo de vistos para os Estados Unidos, publicadas no blog Rota EUA, do jornal Panrotas:

1. Diga sempre a verdade!
Isso serve tanto para as informações em seu formulário como para sua entrevista. Também é muito importante preencher os campos no formulário referentes aos possíveis parentes que vivem nos Estados Unidos ou a recusas de vistos anteriores.

2. (Não) me mostre os documentos!

Você veio ao Consulado para uma entrevista. Queremos ter uma conversa com você e não ver seus documentos – eles estão em segundo plano e deverão ser entregues ao cônsul somente se forem pedidos.

3. Quem é você?
Naturalmente, existem algumas coisas que precisamos saber de todos os solicitantes, como, por exemplo, o motivo da viagem, para onde você irá e sua profissão. Quando um cônsul lhe pergunta o que você faz, ele quer ouvir mais do que “sou um empresário”, “autômono” ou alguma resposta curta. Nós não podemos lhe dar um visto a não ser que você nos diga exatamente o que você faz. Por exemplo, nos diga o seu cargo, que funções desempenha ou o que você faz diariamente. Tenha mais argumentos…

4. Fale por você mesmo!

Não traga seus pais ou parentes com você para a entrevista. Os cônsules querem entrevistar você, não a sua família. O solicitante passa uma impressão negativa se não estiver preparado para falar por si próprio. Se você for um menor solicitando um visto para estudar em uma escola de ensino médio (“High School”) e precisar que seus pais estejam presentes para, por exemplo, a comprovação de sua renda, neste caso, eles deverão aguardar na sala de espera das entrevistas e caso seja necessário o cônsul irá chamá-los até a janela de entrevista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *