Dicas e destinos perfeitos para aproveitar ainda mais sua viagem com as crianças

destinos para viajar com criancas

A Acta Turismo separou as melhores dicas e destinos especialmente selecionados para curtir ainda mais sua viagem com os pequenos!

Afinal, planejar férias em família, especialmente quando envolve filhos pequenos, não é das tarefas mais fáceis. Embora existam muitas crianças aventureiras que acompanham os pais nos destinos mais exóticos, a maioria dos papais e mamães dão preferência para locais mais sossegados, com boa infraestrutura de hospedagem e alimentação, além de atrações interessantes para os pequenos.

O primeiro passo para garantir dias inesquecíveis é a escolha do destino. Dentro do Brasil existem excelentes opções que oferecem muitas vantagens e momentos de relaxamento aos pais. Há lugares para quem procura por contato com a natureza, praias e até museus.

Conheça algumas ótimas opções e escolha suas próximas férias em família!

01 - Caldas Novas e Rio Quente (GO)

caldas-novas-hot-park

Destino para toda família, a região oferece ampla oferta de hotéis e clubes com piscinas termais. O destaque vai para o Hot Park, parque aquático onde os pequenos irão se divertir nas corredeiras e tobogãs radicais ou relaxando nas lagoas, piscinas e hidromassagens. O parque também oferece atividades como passeios a cavalo e trilhas. Conheça também o Parque Estadual da Serra.

02 - Porto de Galinhas (PE)

porto-de-galinhas-piscinas-naturais

Mar calmo, cristalino e quase sem ondas pode ser encontrado nas belas praias de Muro AltoCupe, ideais para quem viaja com crianças pequenas. A região possui muitos resorts com piscinas, restaurantes e boa infraestrutura. A dica é sempre chegar bem cedo na praia e nos balneários, pois a maré sobe muito por volta das 16h, o que acaba encurtando a extensão da praia. Aproveite também para curtir os passeios de jangada que levam turistas para alimentar peixinhos e costumam fazer sucesso com as crianças, que também podem visitar o projeto Hippocampus, com aquários de cavalos-marinhos ameaçados de extinção. Outra boa dica é realizar os passeios de bugue. Em geral, o roteiro passa por algumas praias ao Norte e ao Sul de Porto de Galinhas. É o chamado “passeio de ponta a ponta”. Pechinche muito antes de fechar com o bugueiro, já que a concorrência é grande e certamente você conseguirá um bom preço.

03 - Fortaleza (CE)

fortaleza-canoa-quebrada

A capital do Ceará tem praias belíssimas, como a famosa praia do Futuro, com barracas que oferecem fraldário, banheiros, parquinhos e piscinas. No Centro Cultural Dragão do Mar a criançada se diverte com planetário, teatro, cinema e biblioteca. Para completar, pertinho dali fica o Beach Park, um dos melhores parques aquáticos do país, com tobogãs radicais, tirolesas, pedalinhos e arvorismo.

04 - Bonito (MS)

bonito-nascente-rio-sucuri

Apesar de contar com infraestrutura um pouco mais modesta em relação aos grandes resorts e parques aquáticos do país, este destino compensa a simplicidade das hospedagens com a natureza exuberante: grutas, rios de águas cristalinas, cachoeiras e muitos animais em seu habitat.

Os balneários são ótimas opções para família com crianças de todas as idades. Localizados às margens dos rios, eles são como “clubes” onde se pode passar o dia aproveitando as piscinas naturais (alguns possuem até pequenas cachoeiras) nadar ao lado de peixes, tomar sol, caminhar pelas trilhas, brincar à vontade e ainda ter contato com animais. São passeios de duração livre e contam com infraestrutura de restaurantes, quadras, aluguel de coletes e snorkel, quiosques, redários e sanitários que proporcionam conforto e diversão.

Para adultos e crianças um passeio inesquecível é o do “Aquário Natural”. Envolve flutuação em águas transparentes, peixes multicoloridos, cama elástica flutuante e até um mini-zôo. Um passeio de baixo custo e bastante divertido é o Balneário Municipal, onde se pode tomar banho de rio com a companhia dos “piraputangas”, peixes muito comuns ao ecossistema local. Na Fazenda Mimosa encontramos uma combinação entre trilhas em meio à mata e banhos no rio e nas cachoeiras. Até mesmo crianças pequenas aproveitam intensamente este passeio.

05 - Serra Gaúcha (RS)

serra-gaucha-gramado-mini-mundo

Quer fugir das praias? Então embarque com seus filhos para a bela Serra Gaúcha, com lindos parques floridos e passeios incríveis como o realizado em uma maria-fumaça entre as cidades de Garibaldi e Carlos Barbosa. As crianças irão adorar o Mini Mundo e o Hollywood Dream Cars, ambas atrações emGramado, além de curtir o Parque do Caracol e o Mundo a Vapor, em Canela. Os mais aventureiros também podem conhecer o Snowland, parque indoor de neve em Gramado.

06 - São Paulo (SP)

sao-paulo-museu-catavento

E quem disse que nas férias a criançada não aprende nada? Na capital paulista estão os melhores museus do país, a começar pelo Masp, com obras de Monet, Van Gogh e Picasso. O Museu da Língua Portuguesa tem acervo interativo que homenageia nossa língua utilizando recursos de última geração. Já o divertido Catavento é um museu de ciências, que ensina conceitos de física, química, entre outras matérias. Para completar, leve as crianças para conhecer o Museu do Futebol.

07 - Resorts

resorts-clubmed

Viajar com crianças pode ser mais barato do que se pensa! Alguns hotéis e Resorts, dependendo do período, não cobram diárias das crianças quando acompanhada dos pais. Para completar a experiência, vários destes empreendimentos dispõem de estruturas e programações exclusivas, com atividades que vão tirar o fôlego dos pequenos, dando aquela merecida e necessária folga para os pais. Confira alguns hotéis com uma super estrutura e serviços especiais para entreter seu filho enquanto você aproveita a viagem para relaxar e descansar:

Bourbon Atibaia Spa
Em Atibaia, interior de São Paulo, o Bourbon Atibaia Spa oferece oficinas de criação, teatro, cinema infantil e brincadeiras que exploram laboratório, engenharia e desafios, com equipes de recreação para crianças a partir de três anos de idade. Para os mais aventureiros rola arborismo, paredão de escalada e trilha ecológica.

Club med Itaparica
Na Bahia recém-nascidos, molecadas e adolescentes têm recreação separada por faixas etárias. O Baby Welcome (0 a 23 meses) tem estrutura especial para que as mães possam cuidar dos bebês; o Petit Club (2 e 3 anos) tem atividades pedagógicas do Happy Nature; o Mini Club Med (4 a 11) reserva oficinas de teatro, desenho, modelagem, pintura, caiaque, arco e flecha e tênis; e o Juniors’ Club Med (12 a 18) possui programação específica criada pela equipe.

Costão do Santinho
Localizado na Praia do Santinho, em Floripa, o Costão conta com uma farta programação esportiva. Tem surfe, escalada, arco e flecha, arvorismo, paintball, quadriciclo, pista de street skate (com professor e equipamentos), caminhadas ecológicas, vôlei de praia, sandboard, noite do terror e jogos estratégicos, inspirados em temas que envolvem o FBI e o agente britânico 007.

Arraial D’Ajuda Eco Resort
Localizado em ampla área verde da Praia Ponta do Apaga Fogo, em Porto Seguro, na Bahia , o Arraial D’Ajuda Eco Resort é dono de praia privativa, reservando diversão e sossego para quem quer levar a criançada. A principal atração, o Arraial D’Ajuda Eco Resort, possui toboáguas, piscinas, corredeira, escalada, arvorismo e tirolesa. As atividades podem ser feitas em família.

Salinas de Maragogi
Instalado na cidade homônima alagoana, uma equipe de recreação agita a criançada de manhã até às 20h. O resort conta com o Clubinho do Siri, que prepara atividades em contato com a natureza, na sala de jogos e nas piscinas. Para dar conta de tanta energia, a equipe separa a turma em grupos de 4 a 6 anos e de 7 a 12 anos. Serviço de baby sitter pode ser contratado à parte.

Costa do Sauípe (BA)
Localizado a apenas 76 quilômetros de Salvador fica o maior complexo hoteleiro do Brasil: a Costa do Sauípe, onde você encontra tudo o que precisa para passar dias inesquecíveis com a garotada. A área de lazer conta com 21 piscinas, esportes náuticos, trapézio, trilhas, quadras de tênis e quadras poliesportivas. O local ainda possui espaço exclusivo para os pequenos: o Sauípe Kids, com brinquedoteca e até um restaurante dedicado a eles.


Planeje sua viagem

E aí, gostou das dicas? Independente do destino, o importante é planejar tudo direitinho para garantir muita diversão para toda família, seja em alta, média ou baixa temporada! Para isso, conte com o apoio da equipe da Acta Turismo:

Curta a Acta Turismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *