Cruzeiro pela América do Sul ou pelo Caribe?

A paixão dos brasileiros por cruzeiros está cada vez mais evidente. E, na hora de pensar na temporada de verão a bordo, é muito comum aparecer a dúvida: viajo no Brasil ou invisto num cruzeiro caribenho? (A Europa normalmente fica fora do páreo, já que a temporada de navios por lá é em outra época, no nosso inverno, entre maio/junho e setembro).

Nacionais ou Internacionais, qual o melhor cruzeiro para você?

Nacionais ou Internacionais, qual o melhor cruzeiro para você?

Os mais entendidos em cruzeiros costumam ter seus navios preferidos. E aí podem tomar a decisão acompanhando onde a embarcação vai estar na temporada pretendida – eles podem mudar de itinerário de um ano para outro.

Outras pessoas gostam de férias no navio principalmente pela chance de conhecer vários destinos em uma só viagem, um por dia, a cada parada. Para estes, escolher entre Caribe e Brasil pode ser mais difícil.

Para ajudar na decisão, confira o nosso comparativo.

Itinerários

No Brasil, os trajetos de sete noites mais comuns partem dos portos de Santos ou Rio de Janeiro rumo ao Nordeste – Salvador ou Maceió, por exemplo. Ou rumo ao Cone Sul, com paradas em Punta del Este, Montevidéu e Buenos Aires. Os minicruzeiros (de até quatro noites) também fazem sucesso, e caem bem em feriados prolongados. Eles costumam navegar entre o Sudeste e Salvador – com paradas em balneários como Ilhabela, Ilha Grande, Búzios e Ilhéus.

salvador-de-bahia_MSC0808147_tcm31-3479

No Caribe, o cruzeiro de uma semana também é o mais desejado. O porto principal de saída é o de Fort Lauderdale, na Flórida, ao norte de Miami. Os itinerários costumam ser agrupados por região: Caribe Leste ou Caribe Oeste. O lado leste abarca paradas como Porto Rico, St.-Maarten, República Dominicana, Ilhas Virgens Britânicas, Antígua e Barbuda. A porção oeste abriga as belezas de Ilhas Cayman, Bahamas, Cozumel e Jamaica, por exemplo.

caribe

Os belos tons de azuis dos mares caribenhos são incríveis

Paisagens e passeios

Tanto no Brasil como no Caribe, você não terá do que reclamar quanto às paisagens do roteiro. Mas é bom levar em conta que vai encontrar panoramas diferentes enquanto navega em mar aberto, e nas paradas também.

Ilha bela é um dos tradicionais nas paradas dos cruzeiros pelo litoral nacional

Ilha Bela (SP) é um dos destinos presentes nos roteiros nacionais

O Caribe é ideal para quem valoriza muito aquela praia de sonho, do tipo areia branquinha e mar inacreditavelmente azul, para passar o dia relaxando. No Brasil e no Cone Sul, muitas paradas são em capitais e grandes cidades litorâneas. Ou seja, os cruzeiros pelo Brasil são mais fortes em paisagens urbanas e atividades típicas de cidade – noitadas, compras, atrações culturais.mergulho

Passeios para mergulho ou esportes náuticos, além de pernadas por centrinhos históricos das paradas, são super comuns tanto no Brasil quanto no Caribe. Compras também costumam ter o mesmo espaço nos itinerários daqui e de lá – várias das ilhas caribenhas são tax free, o que faz a alegria dos cruzeiristas que gostam de comprar.

Documentação

Taí outro tópico que pode ajudar a definir o destino das suas férias. Para embarcar em um navio que ficará em águas brasileiras, você precisa apenas do documento de identidade original (se tiver passaporte, é bom levá-lo também). Já em um cruzeiro pelo Caribe, o passaporte é obrigatório, com validade de no mínimo seis meses – é bom lembrar que seu documento ficará retido com a tripulação durante toda a viagem, então é importante ter em mãos uma cópia dele, caso precise de identificação pessoal nas paradas.

No Caribe, pode ser necessário também tirar vistos ou tomar vacinas. Ir ao Caribe via Panamá, por exemplo, não exige visto, mas se o porto de partida for a Flórida, o o voo via Miami, será preciso ter o visto americano. Quem viaja com crianças – não esqueça – precisa levar os documentos adequados, qualquer que seja o destino internacional.

Consumo a bordo

All-Inclusive-Cruise-Deals

Mesmo que seu pacote seja all inclusive para refeições e bebidas, você vai acabar comprando bebidas especiais, passeios, tratamentos no spa ou alguma coisa da lojinha do navio. Seja em viagens pelo litoral do Brasil ou pelo Caribe, todos os valores dentro da embarcação estarão em dólares. A diferença é que, em uma viagem por águas brasileiras, pagamentos em real (em dinheiro) normalmente são aceitos – o câmbio, porém, é definido pela armadora.

Na Acta Turismo você encontra as  melhores opções para curtir suas próximas férias, seja nas belas praias brasileiras ou caribenhas! Consulte nossos agentes de viagens pelo (31) 3244.5000 ou acta@actaturismo.com.br ou confira ótimos itinerários em nosso site:

Matéria original: blog da MMT Gapnet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *