Brasileiros no Exterior receberão tel de consulados por SMS

Uma parceria entre a Anatel e o Ministério das Relações Exteriores possibilitará o início de um projeto-piloto de envio de mensagens para os brasileiros em viagem ao Exterior. O viajante receberá, a partir de hoje (quinta-feira, dia 5), SMS informando os números de telefones dos consulados brasileiros.

As prestadoras que aderiram à iniciativa foram Claro, Oi, Tim e Vivo. Se outras empresas tiverem interesse, poderão aderir à campanha posteriormente. O projeto-piloto “SMS de boas vindas” foi uma iniciativa do Ministério das Relações Exteriores para facilitar o contato dos cidadãos brasileiros, em casos de emergência, com os consulados dos países visitados. Os primeiros a receberem a mensagem serão os brasileiros que forem para Portugal e Espanha.

Após avaliação dos órgãos envolvidos no projeto, o projeto será implementado em outros destinos. As representações brasileiras nesses países realizarão monitoramento sobre a quantidade de chamadas para os consulados, de modo a avaliar a efetividade do projeto-piloto. As centrais de atendimento das prestadoras de telefonia móvel e da Anatel estão preparadas para dar orientações aos usuários sobre o projeto. As mensagens terão o seguinte conteúdo:

ESPANHA

Brasileiro na Espanha, em caso de emergência contate o consulado brasileiro: (+34 65) 907-8057 ou (+34 67) 754-7004. A ligação será tarifada.

PORTUGAL

Brasileiro em Portugal, em caso de emergência contate o consulado brasileiro: (+35 19) 6252-0581 ou (+35 19) 1753-1654. A ligação será tarifada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *